Dia do Sindico


Síndicos exercem papel importante para os condomínios. Além de administrar o empreendimento, os síndicos devem resolver conflitos no dia a dia.

No dia 30 de novembro será comemorado o Dia do Síndico. Esta é uma profissão que ninguém escolhe: é escolhido por ela. Algumas características fundamentais para exercer este cargo são paciência, senso de justiça, organização e honestidade.

São muitas as responsabilidades de um síndico – contratar funcionários, efetuar pagamentos, prestar contas, recolher tributos, fazer previsão para o orçamento e comunicar a realização de assembleias aos condôminos são apenas alguns exemplos.

O condomínio pode ser comparado a uma empresa, que tem deveres a cumprir e precisa de atenção a sua gestão. O síndico deve estar sempre atento a todos os detalhes e é importante que ele mantenha contato com os moradores.

Muitas vezes o síndico se vê em uma situação na qual é necessário mediar conflitos entre vizinhos. Som alto ou ruídos em horários que não são permitidos, animais de estimação e problemas nas vagas da garagem são motivos para ocorrer desentendimentos.

Uma das responsabilidades que podem dar mais trabalho – e que é de extrema importância – é em relação à documentação da edificação. Os documentos exigidos pelo poder público e previstos na legislação devem estar em dia.

Os síndicos devem gerir ainda as benfeitorias em áreas comuns. A definição das obras e melhorias necessárias são feitas em assembléia, com a participação dos moradores, mas a verificação do andamento das obras é feita pelo síndico.

Fonte: Sindiconet.