top of page

5 dicas para se conhecer e utilizar melhor o elevador


Todo mundo utiliza elevador durante a vida, mesmo quem não more ou trabalhe em um prédio. Esse equipamento é o meio de transporte principal para chegar aos andares dos edifícios. Mas não é só abrir as portas, entrar, apertar um botão e subir. Algumas informações são importantes de se conhecer ao utilizar o elevador, principalmente por conta da segurança.

Por isso, reunimos cinco informações que você precisa saber sobre o seu elevador. Confira abaixo.

1. Como cuidar do elevador em épocas de chuva

Tempestades, raios, oscilações de energia, enchentes são comuns em diferentes épocas do ano. Por isso, os cuidados com manutenção devem ser redobrados nessa estação. Completando a atenção, é importante que usuários e funcionários adotem alguns procedimentos, como cuidar para evitar que a água das chuvas escorra para o poço do elevador; não entrar no elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados; não utilizar os elevadores em caso de oscilações de energia em prédios sem gerador; avisar a portaria por interfone caso o elevador pare por conta da falta de energia e o usuário fique preso; aguardar o resgate, que deve ser feito somente pela equipe técnica de manutenção habilitada ou pelo Corpo de Bombeiros.

2. O quê fazer se ficar preso no elevador

Como dito acima, somente bombeiros e técnicos habilitados podem fazer o resgate de pessoas presas no elevador, conforme estabelece a norma NBR 16803/2012 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Então, zeladores, porteiros ou outras pessoas que trabalham no condomínio não estão autorizados a mexer no elevador, podendo o síndico ser responsabilizado criminalmente em caso de ocorrência grave. Portanto, não aceite ajuda; não force a porta; acione o botão de alarme ou interfone; e aguarde o técnico de manutenção. Em situações graves, como incêndio, o condomínio deve acionar o Corpo de Bombeiros.

3. Cuidados com o elevador durante mudanças ou transporte de cargas

Para ter uma mudança tranquila é necessário planejamento e organização. Todos os materiais devem ser embalados, encaixotados, transportados e empilhados dentro do elevador, de acordo com o regulamento interno, nos dias e horários permitidos. Alguns cuidados precisam ser tomados para transportar móveis, eletrodomésticos e demais objetos no elevador. Como proteger a cabina com acolchoado para evitar riscos e quebra de espelhos; respeitar o limite de carga e de capacidade do elevador para não prejudicar a segurança das pessoas e o desempenho do equipamento; observar as dimensões do objeto transportado; não exceder o volume interno da cabina e verificar a altura para não danificar o teto da cabina; não viajar no mesmo elevador com a carga, utilize outro; distribuir o peso da carga na cabina, para não concentrar em um canto e fechar bem as embalagens quando transportar líquidos.

4. Como fazer a limpeza da cabina

A cabina é um espaço que acumula sujeiras, poeira e marcas de dedos por conta do uso constante do equipamento. Porém, como é composta por diferentes componentes eletrônicos e revestimentos muitas vezes de inox, não é permitido usar qualquer produto de limpeza. Apenas um detergente neutro diluído em água deve ser passado com um pano macio. É recomendada a limpeza semanal e em locais de praia ou ambientes industriais, deve ser duas vezes por semana. A conservação é responsabilidade tanto dos funcionários do condomínio quanto dos condôminos.

5. Cuidados com a porta do elevador

Para garantir a vida útil do elevador, bem como a segurança dos usuários, algumas questões devem ser observadas com relação às portas dos elevadores. Entre elas não forçar a abertura ou fechamento, deixe que o equipamento funcione automaticamente de modo a não danificar os componentes; não interromper o fechamento com as mãos, se necessário usar a botoeira do pavimento ou da cabina; adotar medidas de segurança com animais, evitando riscos de ficar preso ou fora do equipamento; não deixar crianças com menos de dez anos sozinhas; ao abrir a porta, ficar atento ao nivelamento da cabina e do pavimento.

Fonte: Thyssenkrupp


bottom of page