top of page

Relacionamento entre funcionários e moradores


As relações humanas são sempre difíceis. Em locais fechados, como os condomínios, é ainda mais desafiador manter o cotidiano nos trilhos e sem problemas. E quando essa relação envolve hierarquia, há ainda mais pontos a serem trabalhados.

Quando se trata de condôminos e funcionários, há diversos fatores a serem considerados. O condomínio é um ambiente de trabalho menos formal que uma empresa, por exemplo, mas nem por isso os moradores e seus funcionários devem se descuidar da postura profissional.

Condôminos e funcionários

O condomínio não pode permitir que algum morador dê ordens ou broncas seguidamente nos funcionários. Dependendo da abordagem, o prestador de serviços pode considerar aquilo como assédio moral, penalizando o condomínio. Por outro lado, os funcionários devem sempre atuar em prol ao condomínio, realizando as tarefas e atendendo aos moradores desde que suas atividades e sua conduta não sejam desviadas das competências e regras estabelecidas pela administração, convenção e regimento interno.

Prestadores de serviços e funcionários terceirizados

No caso de funcionários provenientes de empresas terceirizadas é fundamental que os moradores entendam a diferença entre esses e os do condomínio. Principalmente no caso de terceirizados, queixas e reclamações devem ser enviadas ao responsável pela equipe do condomínio, geralmente o zelador. Para repassar esses comentários, o síndico ou o zelador devem ser acionados.

Idosos e crianças

Em muitos locais, vemos que porteiros, zeladores e outros funcionários são uma companhia e uma grande ajuda para os idosos e as crianças. Não é incomum que o porteiro deixe a portaria para ajudar um idoso com sua sacola de compras ou forneça outros tipos de ajuda. Existem também situações em que os moradores solicitam que os funcionários fiquem de olho temporariamente nas crianças durante recreações nas áreas de lazer. Entretanto, por mais bem intencionado que possa ser qualquer uma das partes, vale ressaltar que esse tipo de função não cabe nas atribuições dos funcionários.

Dicas de convívio

  • - Deixar claro qual é a função exata de cada funcionário, tanto para os próprios quanto para os moradores;

  • - Observe as regras estabelecidas nas Assembleias, no Regimento Interno e na Convenção do Condomínio;

  • - Ter um funcionário para servir de ponte entre os outros colaboradores e o síndico;

  • - O funcionário não deve executar reparos ou outros serviços nos apartamentos;

  • - Funcionário pode sugerir empresas especializadas ou profissionais autônomos para pequenos reparos, quando solicitado pelo morador;

  • - O morador não deve pedir aos funcionários do condomínio para fazer favores durante o horário de trabalho;

  • - Não deve se permitir que qualquer morador dê ordens/broncas nos funcionários;

  • - Não achar que o funcionário é empregado pessoal dos moradores. Reforce a ideia de que os colaboradores são do condomínio, e não das unidades;

  • - Estimule um clima cordial entre funcionários e moradores;

  • - Peça que quando houver críticas ao trabalho dos colaboradores, que essas sejam passadas ao síndico ou ao zelador.


bottom of page