Fim de ano em condomínio


É importante manter a ordem nas áreas comuns

O final de ano se aproxima e é necessário que o condomínio tenha muito cuidado. Por exemplo, o salão de festas, gourmet e churrasqueiras são os pontos de encontro preferidos entre os moradores para diversão, porém a utilização das mesmas em áreas comuns têm sido constante tema de discussão.

Na utilização do salão de festas normalmente tem o consumo de bebidas alcoólicas e o excesso pode gerar problemas em relação ao cumprimento das normas do condomínio. A reserva do salão de festas e demais espaços no natal e final de ano também ficam muito concorridos, principalmente após retorno das atividades presenciais.

Da mesma forma que ocorre nas férias, nos grandes feriados, tais como Natal e Ano Novo, os prédios precisam estar em alerta em relação a movimentação de visitantes, colaboradores e crianças dentro dos condomínios.

Para manter o controle da situação, o síndico precisa saber lidar com situações adversas e a melhor maneira é a prevenção e orientação aos condôminos moradores e funcionários. Algumas dicas podem evitar problemas:

1. Regular o consumo de bebidas alcoólicas na área das piscinas e demais áreas comuns de circulação (permitido somente em locais destinados, tais como: salão de festas, espaço gourmet, somente para maiores de 18 anos);

2. Limitar o número de visitantes nas reuniões e encontros nas churrasqueiras ou salão;

3. Solicitar uma lista de convidados na portaria para que o controle de entrada e saída de pessoas da festa possa ocorrer de forma eficiente;

4. Reforçar orientações para a locação de salão de festas e churrasqueira nessa época do ano;

5. Reforçar as recomendações de convívio em assembleias e envio de comunicados;

6. Para aqueles que vão se ausentar no período de festas é importante que sejam orientados a não deixarem as chaves na portaria. Certifique-se de que a portaria tem o contato de todas as unidades para caso de emergência.


Em respeito as restrições ao combate ao COVID-19:


  • Não permita a entrada ou participação de pessoas com baixa imunidade, com sintomas gripais ou qualquer outra evidência que indique risco aos condôminos ou qualquer um de seus usuários;

  • Uso obrigatório de Máscaras dentro das áreas comuns do condomínio por todos os usuários do salão;

  • Disponibilizar álcool gel e todos os recursos visando possibilitar os cuidados com a higiene do ambiente e a prática de todas as medidas de proteção junto aos seus convidados;

  • Não permitir a circulação de convidados nas demais áreas comuns do condomínio, salvo as instalações do próprio salão de festas.

A difícil tarefa de manter a ordem em condomínios precisa ser administrada não somente pela administração e funcionários, mas também por todos aqueles que habitam o condomínio. Uma convivência harmoniosa é essencial para o bom funcionamento do condomínio.